Sabias Palavras
- Em si na Arte

- 18 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul.

Já dizia um Grande sábio: "Eu só sei que nada sei..."
Por mais contrastante e irônica que pareça esta frase e mesmo sabendo que ela é apenas um recorte de um pensamento de Sócrates ou a ele atribuído e que a seguir é explicado o motivo do filosofo mesmo sendo detentor do conhecimento não se permitir dizer que a tudo conhece no intuito de poder se colocar sempre no papel de disposto a aprender algo novo entre suas descobertas e ponderações.
E se o Homem que sabia demais não soubesse esquecer não seria isso um castigo ao invés de uma dadiva a merecer?
Há certos mecanismos dos quais saber demais pode mesmo se tornar algo arriscado e mesmo os próprios estudiosos muitas vezes assumem que o conhecimento embora seja importante precisa ser direcionado em planejado em torno da realização do que realmente se deseja.
Seja o foco, conquistar excelência em uma profissão ou chegar a uma posição almejada na sociedade, na ciência de que há sempre um preço ao que se está disposto a conhecer e provavelmente haverá um custo por não saber ou caso se deseje algo omitir.
Podendo assim ser considerado falho o discurso de que é perda de tempo aprender, mas sim de que o que não se aprende pode até poupar tempo e acelerar uma conquista, mas caso em momento oportuno tal conhecimento se torne necessário há de se pagar o preço para obtê-lo ou para remunerar quem em dado momento esforçou-se para o conquistar.

Então entre tantas palavras e saberes, é sempre bom quando possível conhecer um pouco de tudo que se puder afim nao de sentir-se superior a quem não se importa com o saber mas principalmente para não pagar o preço de ser enganado ou usado injustamente no futuro. "Pax et Lumen"
Em si na Arte
Por Marcos S. Gomes






Comentários