top of page

Onde Mora o Conhecimento?

Há quem separe a sabedoria e o conhecimento, quem diga que não é preciso estudar para saber das coisas e até quem ande dizendo que um diploma é algo dispensável.

Muita coisa pode ser considerada, claro que podemos nascer e crescer com genética, ambientes e ideias que venham a favorecer o desenvolvimento mais rápido, mas ter uma metodologia e alguém responsável por aplica-la acaba sendo essencial para permitir que todos possam desenvolver melhor suas habilidades.

Assim como a leitura e a arte tem papeis muito influentes na nossa formação como pessoa e cidadão.

Assim sendo seria realmente muito necessário que todos tivéssemos garantidos os direitos básicos, inclusive sabendo que a maioria deles constam na constituição e nas leis e como um algo mais, também termos consciência plena do meio onde vivemos, da situação ao menos um pouco do ambiente onde partilhamos existência, antes de pensar que tudo é mera doutrinação, exploração ou culpa dos outros.

Sabendo que a sociedade atual nos leva cada vez mais a vivermos isolados nem sempre isso é uma tarefa fácil, somos muitas vezes presa certa para pessoais chamadas por muito de influenciadores e que podem tentar nos levar a acreditar em algo que acabe não sendo bem a nossa realidade.

Quando falamos especialmente de arte, podemos observar muitas vezes que nos inspiramos muito nas pinturas, musicas, teatros, cinema, esportes e outras coisas vindas de outros países já que somos um pais de formação muito posterior ao que já existia e também formados por um mosaico de culturas que aqui vieram se fixar.

Não que seja impossível e poderia se dizer até que é essencial explorar e criar nossas próprias raízes e estilos para refletir a nós mesmos e ao mundo quem somos e não permitir que confundam nossa hospitalidade com vulnerabilidade ou fraqueza, é possível comtemplarmos e admirarmos a arte europeia, Asiática, Norte Americana ou qualquer outra que seja ao passo que também valorizar e criar opinião sobre o nosso próprio estilo, filosofarmos sobre as nossas estruturas e quem sabe como sociedade organizada encontrarmos soluções que possam ser aplicadas e com o tempo nos permitam evoluir.

Poderíamos dizer que o conhecimento habita em cada um de nós e que ele aguarda ser despertado, da maneira correta e mais plena possível respeitando nossa historia, nosso povo e nossos caminhos desde os povos originários ate os dias de hoje.

Que cada um possa desperta seus saberes respeitando a todos e trabalhando por melhoras a cada dia.

Pax et Lumen e que venham dias iluminados!!!

Em Si Na Arte

Por: Marcos S. Gomes

 
 
 

Comentários


carl_jung_tudo_o_que_nos_irrita_nos_outros_pode_nos_lev_l2nd6jo.png
bottom of page