
Fevereiro, com suas reflexões acabou por me levar a Nietzsche, o que indica ser uma leitura um pouco mais complexa, mas depois do desafio cumprido lendo o último livro. Nada como começar aos poucos e a escolha de um livro que fala muito sobre o amor-próprio foi proposital, sabe aquele momento que precisamos reservar para olhar para si mesmos e praticar um pouco de autopiedade, autocuidado, e várias outras considerações para consigo mesmo, ao menos para mim este livro era destes que a gente as vezes ignora, mas precisa e muito.
Indico a quem se interessar que leia "Talvez sua Jornada Agora seja só sobre você." E que pense e se olhe com carinho. Afinal tem momentos na vida que seremos apenas nós e uma mochilinha com nossos cacos para juntar.
Partindo um pouco para Nietzsche, filosoficamente falando é desafiador compreender um pensador que esperava tanto das gerações futuras, mas não é difícil compreender seus questionamentos, sobretudo na percepção de que mesmo os que são detentores do conhecimento podem sucumbir ao erro ou mesmo causar propositadamente ou acidentalmente o erro por perseguir aquilo que tanto desejam. Assim sendo ele questiona uma busca incessante pela verdade que pode acabar por fazer da verdade apenas aquilo que se deseja alcançar.
Da mesma forma que tal pensamento parece evoluir para o questionamento de que se os excessos, ainda que por bem, não poderiam acabar se tornando algo ruim tornando relativo os conceitos de o que e o considerado bem e mal.
Claro que como humanos que somos todos precisamos de limites, de conselhos que nos guiem e motivações que nos permitam medir nossos atos e refletir suas consequências. Uma mente desperta não é capaz de forçar o despertar imediato de outras mentes,

respeitar o processo de cada um é também uma forma de manter o equilíbrio das coisas, sendo ideal que todo tipo de conhecimento, permita de algumas formas que nos tornemos versões melhores de nós mesmos, sem prejudicar aos outros, indo muito além do bem e mal, sem julgamentos apenas observando e quando possível colaborando com o progresso, bem-estar e ampliação de
horizontes.
Que seja Fevereiro um mês de boas leituras e muita paz e luz.
Marcos S. Gomes
Via: Vira Versos
Commentaires