Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido por seus dois últimos sobrenomes e destacado como um dos maiores nomes da Literatura brasileira no mundo. Mas quem era o autor de tantas obras muitas ate cobradas nos vestibulares das principais universidades do país?
Como nós brasileiros muitas vezes não nos damos conta dos nossos talentos seja na literatura, na arte ou na música e ficamos dando louvores ao glamour do estrangeirismo?
Descendente de escravos alforriados não teve uma infância fácil e mal conseguiu cumprir os estudos primários. Como constam em suas biografias, era gago e tinha problemas com epilepsia o que para a época, na certa, lhe rendeu muitos problemas.
Aí vemos alguns dizerem: Ah, mas ele renegou seu passado suas raízes, seu povo etc. Bem não precisaria ser expert em muita coisa para perceber que nos anos de sua existência e auge, a sociedade era extremamente racista, lidava com as questões abolicionistas ainda e cheia dos mais variados preconceitos e ele precisou se agarrar a cada oportunidade que teve para demonstrar seus talentos.
Cite-se esta frase atribuída a ele:
"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."
Olhando esta frase dá para perceber nitidamente que ele carregava muitos traumas e que o passado não era algo do qual ele gostava de ficar relembrando.
Reconhecido aos poucos pela burguesia da época seus textos foram tomando forma e invadindo os jornais e folhetins da época e por meio de suas criações foi capaz de criticar a própria estrutura da sociedade da época, em suas obras ele figura as tradições, os casamentos forjados, as traições e ciúmes e a própria boemia presente não só no Rio de janeiro mas nas cidades já formadas do pais.
Brasileiro, negro, nascido pobre ele soube retratar a cara da sociedade brasileira a época que tentava se espelhar nos resquícios de pessoas vindas da Europa com suas ideias e formas de agir. E muito provavelmente para conseguir manter seu espaço precisou abrir mão de seu passado de seu orgulho e permitir ter sua imagem reconstruída como alguns dizem embranquecido para poder ser aceito entre os que cercavam a cultura e os altos círculos de seu tempo.
Apesar da vida nada fácil soube se virar, conseguiu tamanho destaque a ponto de ocupar sua cadeira na Academia brasileira de letras.
Analisando o contexto, foi um vitorioso embora criticado por sua neutralidade tanto política quanto social enquanto figura pública, porém suas obras falam por si com críticas ferrenhas as coisas da época.
Eis a Imagem inicial de Machado de Assis, amanhã falaremos um pouco mais sobre seus desafios e o que contribuiu para a formação de sua imagem na sociedade.
PodCast This: https://open.spotify.com/episode/4dDiVRZXSLqdeLlDURaJnl
Comments