Se uma maquina do tempo fosse feita na certa muita gente adoraria poder visitar seu passado alguns pulariam alguns momentos, mas sempre haverá algo bom para lembrar, nossas ancoras emocionais não devem ser motivação para nos prendermos ao que se passou mas algumas raízes são motivação perfeita para continuarmos sendo quem somos. A vida é feita de momentos e respeitar o passado é uma questão de honra afinal são nossas memorias que construíram quem somos. Os desenhos animados muitas vezes se tornam parte destas ancoras. Assim como músicas, filmes, seriados, peças de teatro entre tantas outras coisas que têm essa capacidade profunda de tocar cada ser.
Há uma frase de um mestre do Taoísmo chinês que diz o seguinte:
“Se você está deprimido, você está vivendo no passado; Se você está ansioso, você está vivendo no futuro; Se você está em paz, você está vivendo no momento presente.”
(Lao Tzu)
Claro que prender se demais ao passado realmente pode levar a uma decepção com o que é novo e moderno, com as diferenças de conceitos sociais e morais. Mas sem história o risco de se andar em círculos e sempre se repetir os erros é enorme.
O Equilíbrio será sempre a melhor saída, o passado permitirá ter as luzes do que já foi feito enquanto o presente sendo o único tempo que pode ser mudado e o futuro é algo que não se pode prever com exatidão mas que há de carecer do devido planejamento afim de atingir o sucesso esperado.
Devemos fazer do passado não uma masmorra fria onde aprisionamos nossos erros mas sim um memorial em chamas onde aquecemos nossos objetivos de vida e os usamos como combustível para os dias presentes e futuros.
Pax et Lumen!!
Comments