Há quem concorde em discordar e que discorde em concordar e sempre houve, sempre haverá. Sabendo que a sociedade nunca será perfeita para todos é sempre necessário um pouco de neutralidade ao observar o que nos contam como História, assim como na vida geralmente tendemos a nos lembrar e narrar mais facilmente os fatos baseando se em nosso protagonismo (papel principal) assim tambem quando é registrada a historia tende a trazer a visão do historiador ou dos que patrocinaram e investiram para que esse fato fosse narrado.
Hoje falamos muito em direita e esquerda mas, no passado ambos os pensamentos se somaram escrevendo o que hoje chamamos de historia, uns em defesa dos que lhes eram mais proximos, outros em defesa dos que poderiam lhes oferecer mais vantagens e assim caminha a Humanidade a passos lentos e discursos rápidos, sempre tentando convencer a outra parte de que está mais correta, mais abencoanda, mais forte, mais plena, mais poderosa etc...
Julho relembra a Revolução Constitucionalista um entre tantos movimentos despertados pela insatisfação do povo com os impostos e obrigações que pesam sobre os que trabalham, produzem ou angariam forças para manter os pilares economicos da sociedade. Assim como outros episodios brasil afora alguns estados relembram e sentem mais os impactos deste fato do que outros sendo que alguns provavelmente nem o consideram importante e outros lhes definem datas, monumentos e nomes a seus personagens.
Entre estes atos e fatos foram desafiados e moldados os poderes que nos governam e as forças que influenciam as decisões em nossa sociedade, sendo assim não ha como determinar este ou aquele mais importante quando na verdade a seu modo e em seu devido tempo e lugar, toda as revoltas, revoluções, atos, batalhas e tantos outros nomes usados para definir os levantes desta nossa nação guardam sua devida importancia e moldaram a nós e ao que somos hoje enquanto nação.
Comments