top of page
Foto do escritorMarcos S. Gomes

Em um Fevereiro qualquer...


Pode parecer ate Piada mas sem vacina foi impossível a realização da tal famosa comemoração brasileira de carnaval mundialmente conhecida. E como citamos anteriormente nesta postagem:

A Festa mantém sua importância não só cultural como principalmente econômica, o que significa que a ausência desta comemoração deixa uma lacuna nos lares de muitos dos envolvidos em realizar os desfiles, produzir as alegorias e enfeitar as telas e os olhos de milhões de pessoas.

Esta festa que mistura em sua origem cultura e paganismo, e de certa forma, lembra os festivais dos lobos da antiga Roma chamado de Lupercália onde era invocado o despertar da fertilidade não só da terra mas dos homens e mulheres e todos soltavam seus desejos insanamente afim de invocar tal energia. Assim também é o carnaval embora anteceda a Quaresma Católica, a qual convida a lembrar os quarenta dias em que Jesus passa no deserto sendo tentado pelo espírito do mal, não coincidente com os 40 anos que o povo hebreu passa no deserto antes de chegar a terra prometida entre outras citações bíblicas que colocam este numero em destaque por vezes citado pela sua referencia ao tempo necessário de purificação ou de preparação para algo, não justificando possíveis excessos nestes dias visto que, por 40 dias se faria jejum e penitencia, embora sejam estes conceitos deturpados de ambos os ideais.

A energia do carnaval pode ser considerada uma energia muito boa onde assim como em outras festas a celebração trás a tona energias positivas que podem impulsionar para grandes realizações. Claro que excessos devem ser sempre que possível evitados mais ainda neste ano em que e necessário o recolhimento e cuidado, a proximidade entre as pessoas tornou se um risco de contaminação.

Assim em um fevereiro qualquer é muito importante não ficar apenas lamentando a ausência do carnaval mas ter consciência da necessidade de seu adiamento neste momento e principalmente neste momento dar atenção a saúde não só física mas mental e emocional das pessoas. Sobretudo em um momento que aparentemente as coisas não andam muito sob controle. Aos que podem que fiquem em casa aos que necessitam sair de cada que mantenham os cuidados básicos e com uso de mascara, lavar as mãos quando possível quando não usar do álcool em gel e manter o

distanciamento de outras pessoas sempre que possível. Até que as vacinas ou outra forma eficaz de controle da doença estejam ao alcance estas são as melhores formas de se proteger e proteger aos mais vulneráveis.

Paz e Luz a todos e que fevereiro se encerre com energias positivas e esperança de dias melhores.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page