Cuidar de si mesmo poderia ser considerada a principal atitude de quem possui uma mente equilibrada, olhar para si e saber regrar o que comer o que beber como se manter bem cuidado.
Citando um dito popular?
“Quando a cabeça não pensa o corpo padece.”
E a realidade é bem isso, a nossa mente é a responsável pelos cuidados básicos do corpo desde um simples banho de higiene até a percepção de riscos sejam eles de caráter físico, psíquico ou ate mesmo extra físicos.
Saber quem somos e o que podemos enfrentar ou não no dia a dia desde os primórdios
foi fator decisivo para que como seres humanos que somos pudéssemos chegar vivos ate este momento da história. E não pode ser diferente neste momento, manter os cuidados necessários não só contra o vírus, mas movimentar o corpo, cuidar da forma e bem estar são também bons indicadores de saúde mental equilibrada. Claro que não significa que se você está com vontade de ficar de pijama o dia inteiro e sem cuidar dos cabelos, ou se um dia ou outro não esta muito propicio a lhe animar não significa que você está em desiquilíbrio mas a persistência nesta sensação por dias seguidos merece um pouco de atenção.
A tendência do nosso corpo é querer se acostumar com a situação mais cômoda em determinado momento e a mente tende a ter a percepção dos riscos e consequências e permitir um planejamento a médio e longo prazo.
Por exemplo comer doces, e alimentos calóricos e sempre mais gostoso, mas a mente alerta que para a saúde não é o melhor portanto a melhor decisão é não exagerar.
Então é preciso encontrar o devido equilíbrio entre o que é bom, prazeroso e o necessário afim de não perder o auto controle e nem sofrer depois com as consequências, Pax et Lumen a todos e cuidem-se pessoas queridas.
תגובות