Em tempos de Globalização de culturas, a importância das Artes na formação existencial de um povo torna se fator essencial. Sendo que com base na arte é possível manter a identidade, algumas Filosofias, a imagem de personagens chamados de heróis por sua relevância histórica. Dentre todas as formas de arte conhecidas eis que o Cinema também reconhecido como a sétima arte se configura como uma das formas de arte mais penetráveis na memória humana pois é capaz de transmitir por meio de imagem em movimento as várias formas de ideais seja de uma maneira fiel a realidade ou de formas lúdicas e imaginárias. Porém, nem sempre seu potencial eh aproveitado visto que se pode constatar certa dificuldade de acesso em várias formas a citar: -As grandes salas de cinema por via de regra estão centralizadas nas aglomerações urbanas como capitais e metrópoles;
- O custo dos ingressos se comparado ao valor do salário mínimo torna se relativamente alto.
- Órgãos de apoio produção cinematográfica assim como gabinetes responsáveis por questões de lazer e cultura aparentemente não são os principais focos das administrações atuais.
- A população talvez pelo fator de custo, ou mesmo por um viés cultural enraizado ao longo dos anos não costuma se importar com direitos autorais e formas legais de exibição e distribuição de conteúdo.
Fato é que dada a importância desta ferramenta não só para o país mas para a própria formação de opinião da população algumas soluções possíveis seriam de bom efeito a todos, embora a visão mais simplista poderia ser focada no uso do poder público como incentivador tanto a boas produções como a melhores preços para facilitar acesso aos filmes e curtas metragens relevantes subsidiando parte dos custos. Mas em uma segunda linha também a iniciativa privada por análises técnicas da importância de atrelar a imagem de uma organização a determinado tema ou causa, pode se tornar fomentadora de iniciativas que ampliem o alcance desta arte as pupilas sedentas de tantas pessoas que poderiam se inspirar e melhorar o ambiente em que vivem.
Afinal, algo que atinge o Patamar de "A Sétima Arte" não deveria ser reduzido apenas a uma ferramenta de acesso limitado a poucos e sim tratado com o devido respeito tanto pelos que lideram uma nação como também pelos que são liderados e aspiram por dias melhores.
Comments