Antes de afirmar que Machado de Assis introduziu os conceitos realistas na literatura brasileira é necessário descrever o que foi este movimento e como ele influenciou as artes por todo o mundo. Surgido na França em meio a revolução industrial e difusão de descobertas cientificas este movimento cresce rapidamente e se espalha pelo mundo entre os centros deste estão a ideia de que a ciência poderia explicar tudo e com base em pensamentos racionais e uma lógica muito perspicaz da época o conceito que se espalha e que os países mais ricos sobretudo os europeus eram superiores por terem acesso ao conhecimento e a evolução das descobertas, nesta época também surge Darwin com a teoria da Evolução reforçando a ideia de que para sobreviver era preciso aceitar as novas ideias e mudar a forma de agir. A primeira obra literária identificada com os ideais realistas a nível de mundo é Madame Bovary do francês Gustav Flaubert. Em contraste com as ideias romancistas o movimento desperta para os problemas da sociedade deixando de lado a maquiagem criada sobre temas polêmicos.
O Realismo não só na literatura, mas também nas artes em geral vinha propor:
• Exposição dos problemas e desigualdades sociais;
• Oposição ao perfeccionismo Romântico;
• Críticas as formas de ação tanto da Igreja Católica quanto da Burguesia ascendente e dominante da época;
• Análise mais psicológica do comportamento humano na sociedade;
• Visões mais Cientificas e Objetivas sobre os Acontecimentos.
A Explosão destes ideais realistas acabam por se encaixarem bem no período em que Carolina futura esposa de Machado de Assis está chegando ao brasil para cuidar do irmão e por ser uma mulher culta na certa ela incentivou e permitiu ao escritor que tivesse acesso com mais facilidade as bases para mudar seu estilo de escrita e iniciar o movimento realista no Brasil. Não que seus romances já não fizessem de certa forma uma crítica social em alguns momentos visto todo seu histórico de vida e observação da sociedade.
A bem da verdade o movimento realista ao mesmo tempo que expõe este lado podre
da sociedade acaba por também espalhar uma onda de apatia quando tenta cientificamente provar que algumas realidades além de não serem belas dificilmente poderiam ser mudadas pois se embasavam em algumas teorias logicas ou cientificas para a época.
O realismo brasileiro surge em uma época de vários colapsos seja no sistema de trabalho que estava sendo revisto para o fim da escravidão, o sistema de governo mudando da Monarquia para a República que se mostraria não muito diferente com o passar do tempo.
E isso foi um prato cheio para a criação de obras e personagens com características relacionadas ao realismo.
Nosso Podcast:
https://open.spotify.com/episode/0k2Ev05fjum0hvV4qqfIPY
Comments