Vem chegando o dia das mães e lembramos neste dia da pessoa que mais nos deu amor e cuidou da gente e que faz muita falta para quem já não a tem mais entre nós.
Um Poema de Coelho Neto (1864-1934), trás uma frase que ficou bem conhecida ele diz que "...Ser Mãe é Padecer no Paraiso..." citando algumas dores e maravilhas da vida de uma mulher que se torna mãe. Basicamente pode-se dizer que as mães são a base de uma sociedade, por mais machista que ela seja, pois na maioria das vezes são elas que nos educam e ensinam as primeiras coisas da vida. Nas mais variadas culturas e formas de arte as mães são exaltadas de maneiras diferentes mas elas sempre estarão lá como figura importante não só por dar a luz ao ser humano mas por contribuir para torna-lo Humano.
Maio e um mês muito especial porque e nesse mês que se iniciam os nascidos do melhor signo do zodíaco, Gêmeos, que por acaso é o signo deste que vos fala... Brincadeirinha não me batam. Maio e o mês das noivas e principalmente mês das mães.
Falar de Mãe parece algo simples, afinal quem seria doido de dizer que não ama a própria mãe?
Ainda que principalmente na nossa adolescência rebelde a gente tenha tendências a achar que nossas mães invadem nosso espaço, peguem no nosso pé, mandem a gente fazer coisas demais e nos proíbam de fazer o que achamos que e melhor pra gente. Elas com certeza não o fazem por mal muitas passaram por maus bocados e se preocupam tanto que não querem ver seus filhos passando pelas mesmas situações, e no fundo com o passar do tempo a gente sente falta das broncas e proibições principalmente quando as coisas não saem bem como planejamos.
Nenhuma mãe nasce pronta e isso por consequência traduz o que o poema chama de padecer no paraíso, toda mãe sem exceção é apenas uma menina que cresceu e por decisão própria ou das consequências da vida veio a se tornar mãe e por mais que se planeje nunca e possível prever tudo que vai acontecer. Duvido que toda mãe não se preocupou ou teve medo de não saber o que fazer quando um bebe só chora e da trabalho, mas com o tempo cada uma a sua maneira aprendeu a gostar tanto dos filhos que quando crescemos não quer nem saber de ficar longe. Mesmo nos tristes casos em que há exceção na certa as filhas se decidirem constituir família farão de tudo para não reproduzir o que sentiram para seus filhos.
Poderíamos dizer enfim que as mães foram e são as primeiras educadoras na sociedade, ensinando um pouco de tudo, desde o simples atos como falar, andar, comer e ate os primeiro conceitos de ética e justiça que formamos vem dos conceitos passados pelas mães ou responsáveis por nós. Muitos poderão dizer que há pais avos e avos tios e tias que fazem o papel de mães com muita maestria e pode realmente haver mas isso não tira a importância de se lembrar com carinho delas neste dia e nem o mérito de cada um que age sobre este principio de cuidar, amar e educar um ser que precisa de todo apoio possível.
Que o dia das mães seja incrível a todas as mães e filhos mas com os cuidados ainda necessários no momento claro.
Seja bem vindo Maio, Feliz mês das Mães!!
Comments