Empreender é um termo que se tem ouvido muito, sobretudo nos últimos anos, mas a lenda de ser o próprio patrão ainda tem muito a ser complementada.
Criou-se uma imagem de que o empreendedor tem total liberdade para fazer o que quiser e que empreender é a melhor maneira de tornar bem sucedido quando na verdade ha certas relatividades nestas questões.
Que tal começarmos definindo o termo Empreendedorismo?
Segundo o dicionario informal Empreendedorismo é:
"s. m. Qualidade ou carácter do que é empreendedor.
Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração."
Sendo que empreender é um verbo ligado a palavra francesa Enterpreuner (contratante) e uma das suas principais ligações é o fator "correr riscos". O empreendedor é aquele que foca seus esforços em planejar algo novo, algo que ainda que siga uma linha já existente, precisara usar de recursos e possibilidades inusitadas claro que com o devido planejamento, minimizado assim os riscos mas nem sempre haverá garantias de sucesso, resumindo um empreendedor age como um investidor alocando seu tempo, recurso, e inteligencia em busca de um resultado esperado.
Mesmo que hoje muitas facilidades sejam oferecidas como a Modalidade de registro MEI que permite que uma pessoa se formalize como empresa com direito a CNPJ e emissão de notas fiscais o planejamento ainda continua a ser um fator indispensável para diminuir riscos futuros.
A seguir listamos alguns riscos que provavelmente quem pensa em iniciar se negocio terá que enfrentar:
Incompreensão do mercado as suas propostas, mesmo sendo totalmente inovadoras;
Dificuldades em estabelecer um equilibro entre Valor/Preço do produto ou serviço;
Concorrência desleal agindo contra o que oferece riscos de disputa no mercado;
Contrastes entre o que espera e o que realmente sera encontrado ao iniciar as atividades... Mas por outro lado se você realmente se sente preparado também citamos algumas vantagens: Liberdade para inovar ou testar ideias e variações próprias; Possibilidade de lucros bem maiores que um simples salario fixado; Ampliação do seu conhecimento e experiencias; Possibilidade criar sua própria rede de contatos que podem vir a lhe prestar um bom suporte e apoio futuro...
Claro que você poderá conquistar sua liberdade de escolha, mas a realidade da maioria dos empreendedores iniciantes é que o que lhes espera geralmente se configura como um enorme desafio. Então é necessário estar preparado para enfrentar o que vier e se preciso realizar os devidos sacrifícios ate conquistar a estabilidade esperada. Desejamos não apenas a sorte mas que você conquiste o preparo necessário para obter o devido sucesso no prazo mais curto possível. Mãos a obra...
Comentarios