
Como já comentado anteriormente, ja era de conhecimento que uma leitura filosófica não seria das mais simples e assim segue sendo, Nietzsche ao mesmo tempo que transparece sabedoria em seus pensamentos e referencias ou críticas a outros filósofos e aos poderes que regiam e de certa forma ainda regem a sociedade atual, também flerta desesperadamente com a loucura chegando a deixar um vazio onde é difícil definir o que é o ser humano e no que ele deveria acreditar.
Menções fortes e comparativas sobre como o conhecimento e a propria fé podem e são usados para manipular e dominar as massas acaba, por deixar lacunas onde a gente se pergunta até se a caridade realizada por pessoas, povos ou nações não é no fim nada menos que um plano com o objetivo final de dominação do outro.
Seria mesmo até o conhecimento, não muito mais do que uma ferramenta utilizada com base nas experiencias que vivemos e que somos submetidos? Até onde tais experiencias estariam contaminadas com a vontade dos que dominam uma sociedade e que poderiam utilizar até o nosso desejo por encontrar a verdade como parte de suas conquistas?
Enquanto sigo refletindo e tentando entender a quem o autor se referia quanto aos futuros filósofos e sua liberdade as vezes a conclusão é uma apenas, saber demais nem sempre parece o melhor e a humanidade sabe disso tanto que de tempos em tempos desencoraja as pessoas tal qual como ja fez queimando seus livros, matando vidas e histórias com as guerras e atualmente mesmo com o acesso à internet que poderia abrir inúmeras portas incentivando-nos a simplesmente relaxar enquanto se assiste a dancinhas, videos de animais fofinhos e outra coisas mais sem muito sentido.
Sendo o saber parte do ato de questionar, a leitura sempre será essencial tal qual a buscar por uma interpretação com olhar amplo e observação de fatores momentâneos que podem e com certeza afetam a toda literatura.
O saber e a consciência permitiram muitas mudanças nos últimos séculos, na libertação de povos escravizados, na elaboração de constituições que respeitam e ampliam direitos e principalmente na aceitação das mulheres como parte pensante e ativa na sociedade, assim março é mês de lembrar as barbáries do mundo contra elas e reconhecer seu papel que muitas vezes foi deixado de lado o que não significa que elas não tenham participado de cada ato histórico se formos olhar bem a fundo.

Então a todas as mulheres, fiéis cumprimentos e que elas continuem conquistando todos os espaços que desejarem e recebendo seus merecidos reconhecimentos.
Que além de poesias e rosas que sim são importantes sejam também oferecidos lugares de fala, escuta e registro de sua participação a elas e seus infinitos talentos.
Poema a elas em virarversos.com:
Vira Versos
Por: Marcos S. Gomes
Comments