top of page
Foto do escritorLares & Cia

No Caminho da Roça


As quadrilhas joaninas vão passando com seus retratos a relembrar passados atos, traz sempre seu charme em forma de decoração. Aos de mais tempo lembranças vividas que as vezem nem sejam tão glamurosas mas em grande parte reais, memórias talvez das casinhas de madeira, do chão de terra batido, dos improvisos como colchões de palha de bananeira, alcolchoados de retalhos, roupas costuradas pela mãe ou avó com tecidos disponiveis ou até mesmo com sacos de produtos que eram comprados em grande quantidade ja que as familias tambem eram grandes. Com o passar do tempo as mundanças muitos saindo da area rural para as cidades, os habitos adaptados um melhor conforto mas a necessidade de repensar o trabalho porem resguardando costumes como a horta nos quintais, o sonho de ter um pedacinho de terra, e principalmente a proximidade das familias para partilhar o quem tinham alem de momentos bons ou dificeis.

Bem além das camisas xadrez, vestidos coloridos calças remendadas e chapeus de palha as festa joaninas são memorias de um tempo de vidas simples mas de uma celebração da proximidade.

Bandeirinhas, Estandartes de Santos, fitas coloridas, balõezinhos de papel e a fogueira

são itens que decoram estes meses do meio do ano alem da mesa farta com alimentos colhidos da terra completam os temas que formam a linda decoração que poderia refletir alem das festas nos lares de todos ainda que para os mais jovens nas cidades maiores isso pareça não passar de uma fantasia ou delirio coletivo dos mais velhostalvez até impossivel de ser imaginado por eles que nasceram entre predios, comprando tudo pronto no mercado e com pouco contado com o universo rural como é

retratado nestas festas. Mas que sejam mantidas as memorias, revividas as tradições e acrescentadas novas experiencias, neste caminho da roça que veio para a cidade, alguns hoje até buscam fazer o caminho reverso por acharem mais saudavel estar perto da terra, do verde e das memorias dos antepassados, cada um com seus desejos e anseios o que mais precisamos e estarmos onde nos sentirmos bem e fazer o que nos permite sentirmos mais vivos.

Viva Antonio, Jõao e Pedro, junho vai se encerrando e meio ano ja se passando que as comemorações sejam vividas em familia, entre amigos e com muita paz e alegria.

Lares & Cia

Por.: Marcos da Silva Gomes

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reescrever

Comments


bottom of page