top of page

Ligações Com o Conhecimento

Foto do escritor: Em si na ArteEm si na Arte

O quão sozinho vive o ser humano quando falamos da nossa sociedade atual? Muitos já devem ter ouvido falar do quanto as pessoas do passado esperavam das nossas atuais tecnologias e da facilidade que nos seria ter acesso ao conhecimento com recursos como os telefones móveis, a rede mundial de computadores e outros novos meios de comunicação e gadgets que em um passado não muito distante nem se sonhava que existiriam.

Fazer uma chamada de vídeo com a familia, um grupo de trabalho, ou com os amigos não é algo de longa data. Porém, é fato que algumas coisas não estão nem perto do esperado, a facilidade de falar com o mundo tem afastado muitas pessoas dos que estão perto. O acesso à informação imediata tem despertado certa preguiça de conferir os fatos ou refletir sobre sua idoneidade, alguns por inocência, outros por acharem mais cômodo, acreditam e replicam muito do que veem e ouvem e recebem sem pensar muito na integridade das informações.

Muitos golpes espalham se pelas redes como se fossem meras brincadeiras e tirando quem acaba caindo nos golpes, os outros acabam achando tudo muito normal. Como toda e qualquer Ferramenta a tecnologia pode ser muito útil, mas também muito arriscada visto que uma de suas funções é ampliar o alcance humano e dependendo do caráter do ser abrem se uma infinidade de possibilidades para o bem e para o mal.

Nunca estivemos tão próximos uns dos outros e ao mesmo tempo tão distantes, tão bombardeados de informações e tão vazios ao mesmo tempo o que pôde levar a se questionar o quão é realmente importante viver conectado o tempo todo baseado nas fragilidades do ser humano e em sua capacidade de lidar com o excesso de informação.

A presença dos celulares nas escolas atualmente questionada é um destes momentos onde se deve parar e analisar com calma nós adulto mesmo muitos dos que cresceram sem toda esta tecnologia quantas vezes percebemos que estamos perdendo tempo e oportunidade e estarmos convivendo, aprendendo e compartilhando momentos mas acabamos presos em videos curtos das redes sociais, postagens vendendo um produto milagroso aprovado por um especialista quem nem sabemos quem é e tantas outras baboseiras que facilmente nos roubam o tempo precioso que temos.

A ligação maior de toda tecnologia precisa ser sem dúvida com as linhas da busca por conhecimento, se acaso os celulares puderem se tornar instrumentos de aprendizado com certeza serão bem uteis, mas se seu destino nas salas é apenas tomar a atenção dos alunos então é melhor que sejam deixados de lado com toda certeza, passando a serem usamos apenas em momentos de extrema necessidade e priorizando os laços com o aprendizado e com possíveis amizades.



Marcos S. Gomes

Via: Em Sí Na Arte

 
 
 

Bình luận


bottom of page