Conversar com a historia, filosofar com as ideias, Representar com as mais diversas expressões e movimentos da Arte, ao longo do tempos várias e várias civilizações surgiram, cresceram e caíram e o que mais restou mesmo após tanto tempo foram fragmentos de suas artes, fossem elas devotadas ao conhecimento, aos seus deuses ou apenas a tentar demonstrar seus sentimentos ou superioridade.
O poder de imortalizar pessoas e momentos é algo que poderia se dizer comparável a busca do santo graal, todos querem de alguma forma deixar suas marcas e serem lembrados no futuro. Porém para isso, o passado é um espelho que, ainda que as vezes pareça quebrado, não deveria ser descartado.
Partindo de detalhes ocultados na historia, descobrimos estratégias que praticamente exterminaram povos e culturas apenas no intuito de desvalorizaram tais povos e justificar sua exploração e escravização. Povos estes que ainda conseguiram sobreviver por utilizarem sincretismos e por se adaptarrem e manterem de alguma forma sua tradição oral passada de geração para geração. Mas que perderam muito com a desvalorização de suas crenças, de seus rituais, e de sua propria existencia.
Assim, o conversar poderia ser considerado também uma expressão artística, daquelas capazes de reacender as centelhas existências, dialogar com nossa própria história, com os obstáculos dos antepassados, com os detalhes e particularidades de um bairro, cidade, estado, país é como se comunicar com a essencia de tudo.
Mesmo não sendo tão simples e fácil em tempos que nos exigem certo individualismo para nao acabar enlouquecidos e pressa em resolver os problemas do dia a dia, reservar um tempinho de vez em quando para observar detalhes do passado e do presente é com certeza algo importante.
Seja julho um mês de abrir os olhos e o pensamento para reflexões que nos levem a construir um futuro de boas memórias e nos permita ouvirmos mais de tudo que nos cerca e de todos que nos antecederam os quais podemos ainda ter contato.
Planeta Emsinaarte
por: Marcos da Silva Gomes
Comments