Desde as origens, poderíamos dizer que somos seres influenciáveis, seja pelas necessidades fisiologicas do corpo, psicologicas da mente ou até religiosas do espirito!! Porém um fator determinante para nossas escolhas é escolher quais influencias seguiremos, basendo-se em argumentos reais e conhecimentos preferencialmente concretos que beneficiem não apenas a nós mesmos mas, tambem ao meio em que vivemos, visando assim que alem de ficarmos bem não sejamos ameaçados por quem possa vir a justificar que o bem estar do outro está prejudicando a outros.
Muitos dizem que é obrigação das escolas educar e formar o cidadão, porem a formação do ser humano é compartilhada desde seu nascimento e em toda convivevencia cada um esta adquirindo experiencias, exemplos, e conhecimento.
Alem de todo este contexto existencial onde familia, escola, trabalho, lazer e cultura compartilhada vão contribuindo com a formação do ser humano, a escolha de boas leituras com certeza tambem contribui para a formação de opinião e construção de ideias que quando bem estruturadas, discutidas e partilhadas pode ajudar a construir tambem um presente e futuro melhor para um e para o todo.
Obras e autores que partilham de ideiais onde a visão é voltada para o conjunto tendem a contribuir na formação de ambientes agradaveis a todos ao passo que ideias de competição, perfeição e exclusão podem ser perigosas e alimentar preconceitos, desrespeito e consequentemente ate problemas maiores.
Pautar a leitura em assuntos e coisas que nos chamam o interresse são essenciais para que as leituras sejam agradaveis e as vezes ate usar assuntos que distraem o cerebro não configuram erros mas, ver e viver o mundo além da nossa redoma na certa nos ajudará a compreendermos e nos inspirarmos a não nos tornamos viciados em um tipo de leitura apenas, permitindo que possamos independer das correntes que hora ou outra parecem dominar o pensamento da sociedade.
Não temer o diferente permite que se possa compreender e continuar a criando alternativas e visões que fogem das chamandas "Unicas Opções.
Como anda a sua leitura atualmente, que tipo de literatura lhe chama mais atenção?
Viraversos
Por Marcos S. Gomes
Comments