Em um País tão Plural como o Brasil, cada povo tem sua importância e com toda certeza hoje é bem vindo e acolhido, ainda que, infelizmente, não dê para dizer que não tenhamos preconceitos, temos sim. Muitos deles disfarçados na forma de piadas, filosofias, velhos ditados, provérbios, tradições populares entre outras coisas mas exatamente graças a nossa pluralidade é possível identificar e buscar formas de diminuir os efeitos de ofensas que em momentos passados já foram consideradas normais.
Há a importância sim de uma Consciência social, ninguém há de negar este fato mas este dia, determinado por Lei e definido também como o dia da morte de Zumbi dos Palmares, é o momento de lembrar essencialmente, coisas que foram negadas por séculos ao Povo Negro que é alias, formada por vários povos, que foram trazidos para cá e separados afim de apagar sua identidade. Uma força de trabalho que construiu boa parte do que hoje chamamos de Pátria enquanto sua historia era negada, apagada e distorcida pelos interesses dos que os arrastaram para cá.
Que não sejam jamais esquecidas as atrocidades cometidas por todo o mundo e que reverberam até hoje no nosso país desde as épocas de um Brasil Império, impossível seria negar as influências e a importância destes povos para a nossa cultura, filosofia e até nossas matrizes religiosas.
Em nossa culinária muitos sabores trazidos e preparados pelas mulheres negras, o ato de cuidar das crianças, os benzimentos, uso de plantas para o alivio de dores e males, a conexão com a ancestralidade e a força e coragem de lutar por dignidade.
Nós emprestamos muito da arte, da fé e da cultura destes povos que mesmo sendo divididos, separados de seus sonhos, de seus familiares, e cerceados em suas crenças ainda assim resistiram e persistiram e hoje lutam para resgatar sua participação apagada da historia em inúmeros lugares e principalmente em nossa "Pátria Mãe Gentil".
Que seja este dia um dia de consciência de que não existem raças superiores ou
inferiores mas que graças a momentos de falta de consciência até hoje muitos sofrem porém lutam, muitos morreram porém a cultura ainda vive e mesmo embora longe deste utopico ideal seria bom que ninguém fosse deixado para trás e que todos um dia tenham a consciência que:
"Cada um só pode se tornar o que é pelo que todos são. "
Ubuntu = "Eu Sou porque Nós Somos"
Que seja este, um excelente dia.
Comments