Há algo no ar do mês de Março que deixa tudo mais intenso e não são apenas "...as aguas de Março fechando o verão..." temos a poderosa lembrança do dia internacional das mulheres. Elas que de sexo fragil já sabemos que não tem nada, enfrentando a tudo e a todos, mostram cada dia mais sua força e sua garra, reescrevem a historia e provam que mesmo dentro de um passado que tentava de varias maneiras fazer sua voz se calar elas nunca deixaram de participar nas descobertas e invenções que a sociedade insistiu em titular como dos homens.
Até mesmo a imagem Divina tantas vezes cultuado como masculina se formos analisar a criação, o amor divino e os cuidados que permitem que a vida exista tem muito mais do espirito feminino que do masculino. Enfim como um mes de mudança de estação com toda a sua mistica de celebrar os fins de ciclos e reinicios o Viraversos não poderia deixar de lado tal tematica e eis os Poemas do mês para celebrarmos Março:
1 - "Quais Seriam " : Quais seriam os segredos e os desejos da mente de uma mulher, quem pode advinhar seus pensamentos e sentimentos? Há que diga que por vezes nem elas mesmas compreendem o que sentem mas, repletas de si mesmas não ha quem deixe de admira-las.
2 - "Enfatizando" : Para dizer que o dia é importante e que elas merecem o reconhecimento de suas lutas e resistência, um Poema em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
3 - "Sempre Foram Elas" : Carregando o peso de culpas que não são delas, sempre foram elas que cuidaram dos filhos, esposos, pais... elas que estavam presentes na historia e no mundo mesmo sem serem reconhecidas, muitas vezes mudaram os rumos da historia.
4 - "A Magia Feminina" : Há Algo de Mágico no toque feminino, o poder de gerar e de cuidar, de iniciar mudanças simplesmente por se fazer presente essa magia tem poder de alterar o ambiente em que passa podendo tornar tudo mais agradavel.
5 - "Rainhas dos Encantos" : Às Rainhas dos encantos que usam de sua presença para fazer do mundo um lugar melhor, fazendo-se serem ouvidas e usando o poder de sua voz.
6 - "Despertar" : Quem sabe quando a sociedade despertar totalmente para a importancia da mulher e de sua forma de agir talvez não precisemos apelar para a truculencia, violencia e guerras para sanar problemas que poderiam ser resolvidos com simples conversas.
7 - "O Que Diz a Alma" : Uma pausa para ouvir a si mesmo, o que diz a alma que anima cada ser, o que desejar, sonhar ou querer, cada um de nós tem nossas proprias motivaçoes, desejos sonhos que as vezes na correria do dia a dia acabam deixados para traz ou esquecidos é preciso resgatá-los de tempos em tempos para que nos sintamos vivos.
8 - "Nos Tons de Outono" : Uma nova estação dá o tom, e as cores das folhas ilustram uma melodia por vezes saudosista do verão e por outras cheia de si com colheitas e frutos que manterão a vida durante o inverno. Tons que so poderiam ser desenhados, compostos e executados pelas forças que a tudo criaram.
9 - "Certos dias" : Certos dias nos deixam mais certos da incerteza do que certos de que as coisas serão como desejamos, há algo de bom nisso pois nos tornamos mais sabios quando nos deparamos com o inesperado. Certos dias são tão incertos que nos dão a certeza de que nos tornamos mais fortes.
10 - "A Menina" : Por traz de toda Grande Mulher há uma menina que na certa enfrentou fantasmas que não imaginava, pressões e talvez até depressões, dores anotadas em seus cadernos, anseios e lutas que so elas sabem meninas que mostraram sua força tornando-se as mulheres de hoje admiraveis.
Caso queira ler o poema basta clicar no titulo em amarelo de cada um acima e voce sera direcionado para o blog onde está publicado o poema.
"E que tudo vire versos,
Reais sejam as canções,
Que falam de um universo,
Em que reinem boas emoções."
Assim Desejamos que seja o encerrar deste Março que as folhas alimentem o que o futuro fara brotar, desejamos a elas todas as alegrias para realizar e que possam encontrar tudo que tanto desejam em seu lutar.
ViraVersos
Marcos da Silva Gomes
Comments